O logótipo do Europeu de futebol de 2016, que vai ser disputado em França, tem selo português. A UEFA anunciou esta quarta-feira que o logótipo escolhido para o evento foi o da empresa de branding portuguesa Brandia Central.
O logótipo do Europeu de futebol de 2016, que vai ser disputado em França, tem selo português. A UEFA anunciou esta quarta-feira que o logótipo escolhido para o evento foi o da empresa de branding portuguesa Brandia Central.
De acordo com a Lusa, o anúncio da UEFA, organismo que rege o futebol europeu, destacou as caraterísticas do logótipo (que mistura o azul, o branco e o vermelho da bandeira francesa com a taça Henri Delaunay, que vai premiar os vencedores da competição), acrescentando que este junta elementos do futebol a movimentos artísticos, num estilo contemporâneo e arrojado, inspirado no tema “celebrando a arte do futebol”.
Segundo o presidente da Brandia, Rui Trigo, uma equipa de cerca de 20 pessoas, entre criativos e estrategas portugueses, trabalhou durante mais de um ano “não só na construção do logótipo, mas em toda a identidade do torneio do Euro 2016”, implicando “muita interação” com a UEFA e com a Federação Francesa de Futebol.
Empresa já tinha criado “logo” do Euro 2012
“Foram muitas horas, muitas noitadas, mais ou menos pormenores. Muito esforço, com o projeto a andar para a frente e a recuar em algumas ocasiões. É com enorme satisfação que hoje é o epílogo com esta apresentação pública”, acrescentou o presidente.
A Brandia Central já tinha sido autora da imagem do Europeu de 2012, organizado conjuntamente pela Polónia e Ucrânia, pelo que Rui Trigo considera que a UEFA reconhece o trabalho da empresa portuguesa, o que o deixa “muito satisfeito”, assim como a toda a equipa.
A agência portuguesa esteve entre um conjunto restrito de empresas nomeadas pela UEFA para criar o logótipo para o Europeu de futebol, evento que vai decorrer entre os dias 10 de Junho e 10 de Julho de 2016.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca