Este aumento do volume de negócios nos EUA fez com que a Efacec inaugurasse a sua primeira fábrica no estado da Geórgia, em abril deste ano. Consequentemente, também a carteira de clientes da empresa nacional por terras do Tio Sam aumentou, incluindo a Florida Power & Light e a Pacific Gás & Electricity Company.
Ao todo, a Efacec já estende a sua influência a 13 estados norte-americanos e, na costa oeste do país, desenvolve os seus negócios em S. Francisco. Nos próximos três anos, espera-se que a tecnologia de iluminação portuguesa chegue a cinco outros estados, conforme avança o semanário Expresso.
O “bom exemplo” dado pela Efacec, como diz o seu presidente, Luís Filipe Pereira, resulta da produção de transformadores mais potentes, até 1500 MVA (unidade de medida de potência), num país que não fabricava transformadores com mais de 300 MVA.
Além disso, a empresa lusa é ainda reconhecida como uma das apenas seis empresas internacionais fornecedoras de transformadores para a energia nuclear.
Atualmente, os transformadores de potências e sistemas de controlo e gestão da rede elétrica da Efacec chegam a várias cidades de quatro continentes: Europa, América, Ásia e África.
Este ano, a empresa prevê encomendas e vendas acima dos mil milhões de euros e a direção espera garantir dois terços deste valor no mercado externo, posicionando a Efacec como “uma entidade de referência nas exportações portuguesas”.