Uma empresa norte-americana está a trabalhar com universitários para criar estradas inteligentes construídas com um revestimento de vidro ultraresistente e mais forte que o alcatrão sob o qual podem ser colocados painéis solares geradores de energia,
Uma empresa norte-americana está a trabalhar com universitários para criar Solar Roads, estradas inteligentes construídas com um revestimento de vidro ultraresistente e mais forte que o alcatrão sob o qual podem ser colocados painéis solares geradores de energia, avança a revista norte-americana Wired.A empresa Brusaw já construiu um protótipo desta estrada feito de vidro transparente tão ou mais forte que o alcatrão sob o qual são colocados os painéis solares. O interior desta superfície é construído de lixo reciclado. O desafio, agora, é criar um método simples para ampliar este sistema ao circuito de estradas.
As possibilidades e vantagens das Solar Roads são várias: evitar o recurso ao petróleo/alcatrão, gerar energia para alimentar edifícios próximos ou até construir uma rede elétrica alternativa. Ao mesmo tempo, este sistema permite a reciclagem de lixo e é capaz de autofinanciar os custos de novas estradas
O projeto de Scott e Julie Brusaw venceu recentemente o concurso Ecomagination Challenge recebendo um prémio de 50 mil dólares (cerca de 35 mil euros). Este valor vai permitir aos Brusaw avançar e concluir a investigação.
Este concurso, destinado a encontrar soluções e alternativas na área da energia, contou com a participação de mais de 3500 projetos. Os vencedores foram selecionados através de um processo de votação online onde participaram mais de 74000 pessoas.