O vinho do Dão é o ingrediente principal do mais recente sabão produzido pela Só Sabão. Esta empresa sediada no centro histórico de Viseu recupera técnicas ancestrais de saboaria aliadas a uma imagem moderna que está a seduzir os consumidores.
O vinho do Dão é o ingrediente principal do mais recente sabão produzido pela Só Sabão. Esta empresa sediada no centro histórico de Viseu recupera técnicas ancestrais de saboaria aliadas a uma imagem moderna que está a seduzir os consumidores.
por Maria Silva
Vítor Rodrigues, fundador da Só Sabão, explica ao Boas Notícias que “o sabão de vinho, tem como base o azeite de azeitona galega, óleo de grainha de uva, folha de videira e vinho da região do Dão”.
As propriedades cosméticas do vinho são amplamente reconhecidas, mas em Portugal os tratamentos de vinoterapia recorrem normalmente a produtos franceses, algo que Vítor Rodrigues quer mudar, mostrando ao produtores outras aplicações possíveis.
O sabonete tem um “excelente potencial dermocosmético” com um “forte efeito hidratação e de esfoliação da pele, essencial na remoção de peles mortas”, acrescenta. Além disso, este sabonete aproveita a “grainha de uva e o mosto, um subproduto que por vezes é desperdiçado”.
A Só Sabão, criada há um ano e meio, partiu de outro projeto, o “Deste Lado do Mundo”, que regista e promove a cultura e as tradições portuguesas através de vídeo-documentários, em áreas como o artesanato, o comércio e a agricultura.
A investigação histórica e científica para criar a Só Sabão teve início em 2003, altura em que Vítor, um designer de equipamentos de 32 anos, começou a recolher receitas sobre a cosmética portuguesa, tendo por base a saboaria tradicional e artesanal.
A produção da empresa tem quatro coleções de sabão principais – Origens, Lusitânia, Descobrimentos e Utilidades – e todos os produtos são biodegradáveis com impacto nulo a nível ambiental.
Sabão com produtos regionais portugueses
Segundo Vítor Rodrigues, a Só Sabão tem como “objetivo a utilização de recursos portugueses, apostando naquilo que há de bom em Portugal”. A maior parte dos ingredientes utilizados têm origem nacional, como a azeitona galega, o mel, o leite de cabra ou o sal da Ria de Aveiro.
Um dos produtos da coleção Origens, que aposta nas técnicas mais ancestrais, é o sabão de Carvão. A utilização do carvão remonta às bases históricas da saboaria, altura em que era extraído através da reação das gorduras com a água da chuva e cinzas vegetais. Hoje, apesar da utilização de métodos artesanais, o sabão de carvão é feito com carvão vegetal ativado e gordura animal. É indicado para a remoção de peles mortas, impurezas e oleosidades.
O sabão Beirão, também recuperado pela empresa, faz parte da história das aldeias portuguesas, constituindo a base da saboaria nacional. É feito a partir de azeite, gordura animal e plantas específicas de cada localidade, como rosmaninho e alecrim.
Entre os outros produtos da empresa, destacam-se ainda os banhos de sal, o sabão para lavar a roupa, sabão para animais e sabão para fazer a barba.
Situada no centro histórico de Viseu, nas traseiras da Sé Catedral, onde em tempos funcionou um dos primeiros teatros da cidade, a Só Sabão tem uma zona de galeria e um espaço multiusos onde o público pode ter contacto com as matérias-primas que se usam no fabrico do sabão e onde se podem adquirir os produtos de saboaria. O espaço tem também uma antiga tipografia do século XIX que foi recuperada e que pode ser requisitada por artistas de artes gráficas.
A empresa pretende no futuro desenvolver outros produtos na área da cosmética, como óleos essenciais e produtos de perfumaria. A Só Sabão emprega hoje quatro funcionários e já aposta na exportação, que tem em Inglaterra o principal destino.
Clique AQUI para conhecer todos os produtos da Só Sabão.
Comentários
comentários