O prémio foi atribuído em Burgos, na Espanha, pela European Bic Network, uma rede de centros de inovação empresarial presente em 26 países e responsável pela “Smart Entrepreneurship Competition 2010” que premiou a empresa portuguesa.
Fundada em dezembro de 2008 por três engenheiros formados na FCTUC, a empresa de produtos de “software” iniciou a atividade há cerca de um ano e é apoiada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), conforme explicou à Agência Lusa o seu CEO, Nuno Sebastião.
Segundo Nuno Sebastião, o prémio representa “um selo de qualidade e certificação, o que significa uma porta de acesso às mais prestigiadas e importantes instituições da Europa, como a Agência Espacial Europeia (ESA), que se mostrou interessada em desenvolver parcerias de negócio com a FeedZai”.
Com o potencial de um produto internacional, o prémio veio abrir portas: “logo após a cerimónia, tivemos a oferta de uma incubadora de Londres para abrir lá uma sucursal”, contou Nuno Sebastião.
Especialista em processamento de dados em tempo real, a FeedZai está a desenvolver o produto “Pulse”, com aplicação em diversas áreas, nomeadamente energia, banca e telecomunicações.
O “Pulse” consegue “analisar quantidades gigantescas de informação por segundo, consegue prever as necessidades de uma rede de energia de um país ou, na área das telecomunicações, e prever as necessidades de uma operadora móvel”, explicou ainda Paulo Marques, docente da FCTUC e CTO da empresa.
A FeedZai foi a primeira empresa a ser criada no âmbito do programa Carnegie Mellon – Portugal. No ano passado foi distinguida com o Prémio BES Inovação.