São de Guimarães os sapatos que os profissionais da Mercedes, marca alemã, calçam há mais de dois anos. O mérito é da ICC – Lavoro, empresa criada em 1886, um dos dez maiores produtores de calçado profissional da Europa.
A empresa quer, até 2012, aumentar o seu núcleo de exportação para os 50 países. Além da Mercedes, Coca-Cola, IBM e Ryanair é também fornecedora dos bombeiros da Finlândia, tem uma quota de 20% de mercado da Suíça e, segundo conta o Económico, fechou recentemente contrato com uma empresa do setor automóvel do Reino Unido. Em Portugal a empresa fornece a Portugal Telecom e a Efacec.
A inovação é um dos pilares que garantem o sucesso da empresa, que produz calçado para indústrias pesadas e de construção, logística, eletrónica, agricultura e outras.
O mercado europeu equivale a um total de mil milhões de euros para a Lavoro. No ano passado a empresa conseguiu faturar 15 milhões de euros com a comercialização de 600 mil pares de sapatos, notícia o Económico.
Apesar da crise poder levar a um abrandamento das vendas no próximo ano, as perspetivas para os próximos seis meses são favoráveis, garantiu ao jornal José Maria Freitas, diretor geral da ICC – Lavoro.
Neste momento, a empresa está presente na feira A+A, em Dusseldorf, Alemanha, o maior certame internacional de equipamento de proteção individual, onde vai apresentar um sapato desenhado para o público feminino.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes e Teresa Teixeira]