Quando a janela está fechada, a varanda fica oculta, sem interferir no desenho da fachada e evitando a acumulação de sujidade. Esta nova invenção da empresa pretende apresentar uma solução a quem não quer prescindir de varandas, mesmo que tenha um edifício demasiado pequeno para as incluir na habitação.
De acordo com as informações disponibilizadas pela Fakro, o mecanismo desta janela/varanda é simples. O vidro superior abre para cima num ângulo de 45º, enquanto o vidro inferior desliza para a frente com gradeamentos laterais, criando um pequeno espaço onde a pessoa pode estar em pé, tal como uma varanda.
Quando fechada, a janela recolhe os gradeamentos e volta ao aspeto inicial, integrando-se na estética da casa. Para que o mecanismo desta criação funcione sem falhas, a Fakro aconselha que a janela seja instalada numa parede com algum declive, por exemplo, num sótão.
A invenção foi especialmente concebida para aumentar as possibilidades de design de casas mais pequenas e oferecer às pessoas a hipótese de desfrutar do espaço exterior sem sair de casa e sem as habituais preocupações de limpeza e manutenção das varandas convencionais.
[Notícia sugerida por Alexandra Maciel]Para aceder a mais informações clique aqui.