Uma pequena empresa britânica anunciou ter desenvolvido uma tecnologia que poderá oferecer uma solução limpa e ecológica para a crise energética mundial provocada pelos altos preços do petróleo. A Air Fuel Synthesis revelou que consegue produzir combustível a partir de dióxido carbono extraído do ar e de hidrogénio obtido da água.
A notícia do novo combustível altamente sustentável – uma vez que é o processo de produção assenta em energia renovável – foi inicialmente avançada pelo jornal britânico The Independent, mas desde aí tem sido destacada em vários meios de comunicação ingleses, incluindo a BBC.
No seu site, a Air Fuel Synthesis explica que a sua tecnologia replica em pouco tempo o processo que natureza demora séculos a conseguir: transformar hidrogénio e dióxido de carbono em petróleo.
A tecnologia envolvida nesse processo consiste em extrair dióxido de carbono do ar e hidrogénio da água (por eletrólise) e, em seguida, combinar as duas substâncias numa câmara de alta temperatura. O processo produz metanol que depois é tratado, numa refinaria, de maneira a produzir combustível.
A novidade parece “demasiado boa para ser verdade”, mas a empresa responsável pela criação deste sistema salienta que conta, na sua equipa, com engenheiros altamente especializados e que tem o apoio e a supervisão da Institution of Mechanical Engineers (IMechE), a maior associação de engenheiros do Reino Unido, destacando ainda o prémio obtido em Agosto na competição internacional Cleantech Investor Future Transport Challenge.
Esta tecnologia não é completamente nova uma vez que já está a ser pesquisada por laboratórios de diversos países, entre eles o Centro de Tecnologia Industrial Tokushima, no Japão, e o Centro de Estudos de Materiais Freiburg, na Alemanha.
Desafio: produzir grandes quantidades
Os resultados da Air Fuel Synthesis têm sido criticados pelos mais céticos uma vez que a empresa apenas conseguiu produzir cinco litros de combustível desde Agosto, no protótipo da sua pequena refinaria.
Mas a empresa acredita que, com o financiamento necessário, conseguirá produzir, em menos de dois anos, refinarias suficientemente grandes para produzir uma tonelada de metanol por dia.
A empresa britânica, com sede em Teesside, Inglaterra, afirma ainda, em comunicado publicado no seu site oficial, que esta “tecnologia tem potencial para criar milhares de postos de trabalho e gerar um crescimento económico” assente numa “economia verde e sustentável”.
Clique AQUI para visitar o site da Air Fuel Synthesis.
[Notícia sugerida por Rui Rodrigues]