O protocolo de mecenato assinado prevê a entrega, pela ANA, de 200 mil euros até dezembro de 2012 em três fases: 65 mil euros no momento da assinatura, 65 mil euros até 30 de abril de 2011 e 70 mil euros até 30 de abril de 2012.
A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas garantiu ser sua “convicção que a parceria hoje formalizada trará um novo e significativo impulso para ambas entidades, em particular para o São João, cujo apoio mecenático complementar ao financiamento estatal é vital para o prosseguimento da sua missão”, cita a agência Lusa.
Já a presidente do conselho de administração do teatro, Francisca Fernandes, lembrou que, “em tempos de crise, o mecenato cultural conhece uma fase de forte retração”, pelo que “esta realidade levou a que o Teatro Nacional de São João se tenha visto perante a necessidade de encetar a difícil tarefa de captar novos mecenas”.
“Congratulo-me hoje pela ANA – Aeroportos de Portugal se encontrar entre as ditas empresas disponíveis para o mecenato, pelo facto de ter elegido o setor cultural e nele as artes performativas e o teatro em particular para tal apoio”, destacou.
A fachada do Teatro Nacional São João será também iluminada graças a uma “parceria com a Iberdrola” que envolve 100 mil euros, adiantou Gabriela Canavilhas.