Segundo Sérgio Azevedo, da empresa, a escolha recaiu sobre os parqueamentos de Corpo Santo, Calçada do Combro, Portas do Sol e Parque Mayer, localizados ao longo do eixo ribeirinho ocidental, e de Sete Rios, mais a norte mas integrado na ciclovia que se está a expandir na cidade.
O responsável disse à Lusa que o número de parques integrados no serviço “B´ina – Estacione e siga caminho” poderá aumentar em função da procura, tal como o número de bicicletas disponibilizadas, que nesta primeira fase serão 12.
A reserva das bicicletas, leves e dobráveis, não é obrigatória, mas é aconselhada para assegurar a disponibilidade do equipamento, que inclui um capacete e um colete refletor.
“A nossa meta é contribuir ativamente para a dinamização de soluções de mobilidade sustentável, que melhoram a qualidade de vida das pessoas e, por outro lado, a circulação do trânsito. O que queremos é iniciar um processo de consciencialização”, explicou Sérgio Azevedo.
Nos dias úteis, o serviço de “park and bike” desenvolvido em parceria com a empresa de engenharia e manutenção eletromecânica Engelma funciona das 09:00 às 19:00 e custa dois euros por meio dia e 3,50 pelo dia inteiro.
Também é possível alugar a bicicleta por todo o fim de semana (levantamento na sexta feira e devolução na segunda) por oito euros.