Nos dias 7 e 14 de julho, às 19h00, o Museu do Oriente apresenta um workshop de furoshiki, uma ancestral arte japonesa que consiste na elaboração criativa de embrulhos de tecido, por oposição aos de plástico ou papel.
Nos dias 7 e 14 de julho, às 19h00, o Museu do Oriente apresenta um workshop de furoshiki, uma ancestral arte japonesa que consiste na elaboração criativa de embrulhos de tecido, por oposição aos de plástico ou papel. Outrora, os furoshiki serviam para transporte de múltiplos objectos, mas o aparecimento das embalagens descartáveis relegou os embrulhos de tecido para uma função meramente decorativa. Atualmente, oferecem uma alternativa criativa e original aos plásticos e papéis, podendo ser aplicados no transporte de objetos como computadores portáteis, entre outros.
Na oficina, os participantes podem ficar a conhecer um pouco da história do furoshiki e aprender as melhores técnicas para elaborar embrulhos originais e práticos, com tecidos variados como o algodão ou a seda.
O workshop de furoshiki funciona nos dias 7 e 14 de julho na sala do Serviço Educativo do Museu do Oriente, das 19h00 às 20h30. Os preços fixam-se nos 25 euros por pessoa e por sessão. Para participar, é necessária marcação até aos dias 30 de junho (para a primeira sessão) e 7 de julho (para a segunda sessão).