As fortificações de Elvas são a única representação portuguesa entre os 33 candidatos que integram a lista de património mundial elaborada pela UNESCO.
As fortificações de Elvas são a única representação portuguesa entre os 33 candidatos que integram a lista de património mundial elaborada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação). De acordo com a AFP, o comité do organismo reúne-se entre os dias 24 de Junho e 6 de Julho em São Petersburgo, na Rússia.
A célebre fortaleza de Elvas, a maior fortificação abaluartada terrestre de todo o mundo, é candidata na categoria de bens culturais e terá como “concorrentes”, entre outros, as paisagens do Rio de Janeiro, no Brasil, e a histórica capital de Marrocos, Rabat.
A lista de 2012 abre também portas à entrada de elementos de novos países no círculo do património da humanidade, já que conta com cinco nações que ainda não têm nenhum momento entre este património: o Congo, o Palau, o Qatar, o Chade e a Palestina.
Destaque, entre estes países, para a Palestina, representada pela Igreja da Natividade e pela rota de peregrinação de Belém como lugar do nascimento de Jesus e cuja candidatura tem sido criticada por israelitas e norte-americanos.
Atualmente, a lista de monumentos que fazem parte do Património Mundial da UNESCO conta com 936 nomes de 153 países.
[Notícia sugerida por Sofia Baptista]