A nova tecnologia permite a existência de várias cabines no mesmo eixo que se podem deslocar de forma vertical e horizontal.
Com o MULTI é possível por várias cabines a funcionar em circuito, a uma velocidade de 5 metros por segundo, o que faz com que os passageiros tenham acesso quase constante a uma cabine de elevador de 15 a 30 segundos.
160 anos depois da invenção do elevador tradicional, o MULTI vai permitir que um mesmo circuito tenha diversos elevadores no mesmo poço, funcionado de forma similar ao metropolitano.
O novo sistema adota um mecanismo de freio multi-nível, que leva a que se possa aumentar a área útil de um edifício até 25% e reduzir o consumo em 50%.
O elevador MULTI é feito com novos materiais, diferentes dos dos elevadores convencionais, resultando numa redução de 50% ao nível do peso, e poderá mover-se também na horizontal.
“A construção de edifícios está sempre a evoluir, pelo que é necessário adaptar os sistemas de elevação para melhor atender às necessidades”, afirma Andreas Schierenbeck, diretor geral da ThyssenKrupp, em comunicado.
A empresa alemã de elevadores, presente em 150 países, vai iniciar os testes ao sistema MULTI em 2016.
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