O caso, de acordo com a SIC online, ocorreu pelas 16h08, quando um dos visitantes do Centro Comercial Colombo, com cerca de 60 anos de idade, sofreu uma paragem cardíaca, que foi identificada pelos vigilantes.
De acordo com o INEM, os vigilantes seguiram de imediato o novo protocolo definido para estas situações e utilizaram um dos aparelhos DAE disponíveis no local.
Procederam a manobras de suporte básico de vida com a recomendação de aplicação de um choque. A intervenção resultou na recuperação do batimento cardíaco e ventilação espontânea por parte da vítima.
O homem foi depois assistido no local pelas equipas do INEM e transportada para o Hospital de Santa Maria, onde deu entrada na urgência.
Várias instituições públicas e privadas, “preocupadas em melhorar a resposta a dar em eventuais casos” semelhantes, adquiriram ou pretendem adquirir equipamentos destes para os colocar nas respetivas instalações ou veículos, acrescenta o INEM.
No mês passado todos os centros comerciais do grupo Sonae Sierra foram equipados com aparelhos de desfibrilação. De acordo com dados do INEM, 45 entidades licenciaram programas de desfibriladores automáticos externos, relativos a 102 aparelhos em 74 espaços públicos.