Segundo comunicado da organização, o programa da homenagem arranca às 17h00 de 6 de agosto, no largo principal de S. Pedro de Rio Seco, com a inauguração de um monumento alusivo a Eduardo Lourenço, da autoria do escultor Leonel Moura.
Segue-se uma visita à exposição biográfica “Labirinto de um Heterodoxo, revisitado em S. Pedro de Rio Seco”, patente no Centro Recreativo e Cultural, local onde será também exibido, em estreia, o filme “Regresso sem fim – Um documentário com Eduardo Lourenço”, realizado por Anabela Saint Maurice (co-produção RTP/Centro de Estudos Ibéricos).
Na sessão solene, com início estimado para as 18h30, intervirão Luís Queirós (Presidente da Associação Rio Vivo), Guilherme de Oliveira Martins (Presidente da Comissão de Honra) e o próprio homenageado. Seguir-se-á uma sessão cultural.
A homenagem é promovida pela Associação Rio Vivo, com sede em S. Pedro do Rio Seco, e pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI) da Guarda, que tem Eduardo Lourenço como diretor honorífico.
O CEI considera Eduardo Lourenço o “expoente maior da cultura e do pensamento ibéricos” e ao “mais ilustre” dos naturais daquela aldeia do concelho de Almeida, que reside em Vince (França).
[Notícia sugerida por Gonçalo Pereira]