A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) decidiu que a EDP vai ter de pagar 4,1 milhões de euros aos consumidores por um total de 105.869 casos de anomalia nos contadores de tarifa bi-horária.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) decidiu que a EDP vai ter de pagar 4,1 milhões de euros por um total de 105.869 casos de anomalia nos contadores de tarifa bi-horária com o objetivo de compensar os consumidores.
De acordo com comunicado, as compensações terão de ser pagas através de crédito automático na primeira fatura a emitir depois de 30 dias da publicação da diretiva da ERSE. Além disso, uma vez que a deteção dos casos de erro foi automática, não existe “necessidade de reclamação dos clientes afetados” para que recebam a devida compensação.
Segundo a entidade reguladora, o pagamento das compensações deverá ser efetuado para todas as situações detetadas, “independentemente de os contadores estarem certos, ou em avanço, ou em atraso; ou seja, são compensados todos os consumidores afetados”.
A ERSE indicou ainda que “os relógios dos contadores devem passar a ser verificados de forma sistemática em todas as leituras reais efectuadas pelos operadores da rede de distribuição”.
Recorde-se que foram detetados 83.369 clientes com contadores nos quais existia um desajustamento de períodos horários, que poderá ter tido como origem, entre outros fatores, a mudança da hora legal do Verão há poucos anos.
Foram também encontrados problemas de software em cerca de 22.500 contadores, cuja precisão não era completa, havendo desajustamentos idênticos.
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[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]