O EDP Open Innovation, projeto de aceleração que junta a EDP e o Expresso, já escolheu as 10 start-ups finalistas, de 10 países diferentes. A edição deste ano, que conta pela primeira vez com a Beta-i como parceiro de aceleração, recebeu 210 candidaturas, de 34 países diferentes.
As 10 equipas eleitas são a Deep (Alemanha), Ecolibrium Energy (Índia), EZZING (Espanha), GoEpik (Brasil), GoParity (Portugal), Greeneum Network (Israel), MycroftMind (República Checa),Odit-e (França), sensfix BV (Holanda) e SAMAWATT (Suíça), representando áreas tão diversas como as Energias Limpas, Inovação Digital, Soluções Focadas no Cliente, Redes Inteligentes e Armazenamento de Energia.
O foco está muito centrado em startups dedicadas à inovação no campo da energia e às grandes tendências do setor: descarbonização, descentralização e digitalização. Numa altura em que a inovação e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais importante no setor energético, o júri apostou em projetos inovadores, que possam fazer a diferença num mercado em rápida mudança.
“O EDP Open Innovation, que vai na sua sétima edição, tem como objetivo desafiar os empreendedores a levarem os seus negócios ao próximo nível. É uma história de sucesso, que já ajudou a acelerar muitas start-ups, dando-lhes ferramentas para crescerem. Prova disso mesmo é o interesse deste ano de 210 equipas, de 34 países distintos, sendo que temos 10 eleitos de 10 países, prova do alcance internacional desta iniciativa”, explica Luís Manuel, Membro do Comité Executivo da EDP Inovação.
“É muito gratificante para a EDP receber este número elevado de candidaturas, de países tão diferentes como o Bangladesh, Alemanha ou Brasil. Esta é a prova de que este é um projeto cada vez mais global e com um potencial de expansão muito ambicioso. Estamos muito entusiasmados com a qualidade dos 10 finalistas, que trarão projetos muito interessantes e distintivos para Lisboa.”, conclui aquele responsável da EDP.
Este prémio resulta da fusão entre o projeto Energia de Portugal e o ‘Prémio EDP Inovação’, que há uma década juntam a EDP e o Grupo Impresa, que em conjunto já atribuíram mais de meio milhão de euros a start-up inovadoras.
Estas 10 start-ups vão mudar-se de armas e bagagens para Lisboa, em outubro. Aqui, terão a oportunidade de beneficiar de um intenso programa de aceleração, coorganizado pela EDP Starter e pela Beta-i. A melhor equipa será premiada com 50 mil euros, e os três primeiros lugares terão a oportunidade de estar presentes no Web Summit, o maior evento internacional de tecnologia e empreendedorismo.
Mais informação em www.edpstarter.com
O conteúdo EDP Open Innovation: Escolhidas as start-ups finalistas aparece primeiro em i9 magazine.