É um universo intimista, este que nos é mostrado pelo músico Tiago Sousa no álbum “The Walden Pond’s Monk”, a ser editado em 2011 pela norte-americana Immune Recordings. Inspirado na obra do filósofo Henry David Thoreau, o disco evoca sonoridades clássicas e irmãs do free jazz, onde o piano assume o plano principal.
Com entrada no mercado nacional e internacional marcada para março do próximo ano, o sexto álbum de Tiago Sousa é influenciado pelo espírito contestatário presente na obra de Thoreau, que apela à liberdade, à expressão individual e ao reencontro do Homem moderno com as suas raízes ancestrais de comunhão e respeito pela natureza.
A estreia do músico aconteceu com a netlabel portuguesa Merzbau, em 2006, sendo que os seus primeiros três álbuns podem ser descarregados de forma gratuita. O mesmo sucede com os trabalhos posteriores, desta feita editados pela Resting Bell e a Humming Conch.
Já a Immune Recordings – que, associada à distribuidora Thrill Jokey Records, é responsável pelo lançamento de “The Walden Pond’s Monk” – é uma editora ligada a artistas como Tape e Micah Blue Smaldone.
O trabalho será apresentado já no dia 30 de outubro, na Livraria Ler Devagar da LX Factory, pelas 21h30, precedido de uma leitura de “Walden, ou a Vida nos Bosques”, de Henry David Thoreau. A entrada é livre.
Pode ainda ouvir o músico ao vivo nos dias 19 de novembro, na Trem Azul Jazz Store, também em Lisboa, e 4 de dezembro, no Centro Cultural do Cartaxo.