Nos dias 6 e 7 de Outubro, 54 dos mais emblemáticos edifícios de Lisboa vão poder ser visitados de forma gratuita graças à participação, pela primeira vez, da capital portuguesa no evento internacional Open House.
Nos dias 6 e 7 de Outubro, 54 dos mais emblemáticos edifícios de Lisboa vão poder ser visitados de forma gratuita graças à participação, pela primeira vez, da capital portuguesa no evento internacional Open House. A cidade torna-se, assim, a 13ª a nível mundial a juntar-se à “Open House Worldwide Family”, que quer chamar a atenção do cidadão comum para a arquitetura.
Criado em Londres em 1992, o evento guia-se por princípios simples mas desafiantes. O objetivo é mostrar arquitetura de excelência ao público em geral, gratuitamente, suscitando e estimulando o interesse no património edificado, já que os responsáveis desta iniciativa acreditam que a experiência direta é a melhor forma de envolver a comunidade, aumentar o seu conhecimento e uni-la à cidade.
Ao receber, este fim-de-semana, a primeira edição portuguesa do Open House, Lisboa vai passar a ser a terceira a integrar a rede, figurando, assim, numa lista de centros urbanos de arquitetura marcante, tais como Londres, Dublin, Tel Aviv, Melbourne, Helsínquia, Jerusalém, Barcelona, Roma, Nova Iorque e Chicago.
Os curiosos vão poder visitar edifícios que vão desde o clássico ao contemporâneo, todos eles de valor arquitetónico ou cultural inquestionável, e que se inserem em tipologias tão distintas como casas particulares, infraestruturas ou monumentos nacionais.
Da lista fazem parte, por exemplo, o Aqueduto das Águas Livres, o Cinema São Jorge, a Estação de Metro Baixa-Chiado, o Hotel Ritz, a Fundação Champalimaud ou a Fundação Centro Cultural de Belém, mas também igrejas, escolas, museus, teatros e até restaurantes, como a Pizzeria Casanova.
O evento que vai deixar Lisboa “de portas abertas” é organizado pela Trienal de Arquitetura de Lisboa, com consultoria curatorial de Herbert Wright, crítico de arquitetura sedeado em Londres, e consultoria local do arquiteto Fernando Sanchez Salvador.
Clique AQUI para aceder ao site oficial do Lisboa Open House.