A Ecopista do Dão, que atravessa os conselhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, foi distinguida, no passado dia 12 de Setembro, o terceiro lugar da sexta edição dos Prémios Europeus de Ecopistas, na categoria de Excelência.
A Ecopista do Dão, que atravessa os conselhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, foi distinguida, no passado dia 12 de Setembro, com o terceiro lugar da sexta edição dos Prémios Europeus de Ecopistas, na categoria de Excelência.Â
Â
Â
Organizados de dois em dois anos pela Associação Europeia de Vias Verdes, os prémios Europeus de Ecopistas atribuem, assim, pela primeira vez, um prémio a Portugal, pela qualidade global da infraestrutura e pelo esforço realizado para a recuperação do património na Ecopista do Dão.
Â
Â
Com quase 50 quilómetros de extensão ao logo do antigo ramal ferroviário, aquela que é também a maior ecopista de Portugal foi inaugurada em 2001, dispondo de diversos equipamentos destinados ao passeio, lazer, prática de caminhada, corrida e passeio de bicicleta.Â
Â
Â
O seu corredor é caracterizado pelos vestÃgios da antiga linha férrea do Dão, desativada em 1988, e a ponte metálica ferroviária do Mosteirinho, com uma extensão de cerca de 300 metros, é um dos locais mais emblemáticos do percurso.
Â
Â
A Ecopista do Dão caracteriza-se ainda como uma rota ecológica de ligação entre o meio urbano e rural, mas também como um veÃculo de promoção de saúde, da prática de atividade fÃsica e de sociabilização.
Â
Â
O primeiro prémio, na mesma categoria, foi atribuÃdo à Tuernitzer Radweg, na Ãustria, que se destacou por ter um túnel que é usado como sala de concertos, e o segundo à via verde de la Sierra, em Espanha.
Â
Â
Os vencedores foram anunciados no dia 12 de Setembro, em Viseu, Dão-Lafões, naquela que foi a primeira cerimónia de entrega destes prémios realizada em Portugal.
Saiba mais sobre estes prémios AQUI.