A portuguesa Ana Sofia Lopes, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) acaba de ser distinguida pela publicação científica mundial International Journal of Manpower.
A portuguesa Ana Sofia Lopes, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) acaba de ser distinguida pela publicação científica mundial International Journal of Manpower (IJM) com o prémio “Outstanding paper of the year 2013”.
O artigo “Productivity, Wages and the Returns to Firm-Provided Training: Fair Shared Capitalism?”, que valeu o prémio à professora da ESTG, foi elaborado em conjunto com outro português, Paulino Teixeira, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e, segundo o IJM, destacou-se pela sua inovação, rigor e qualidade de escrita.
Trata-se de um trabalho cujo objetivo é investigar a extensão em que os ganhos de produtividade, associados com a formação no local de trabalho, são compartilhados pelas empresas e pelos seus colaboradores.
Para o IJM, os critérios que o distinguiram de outros artigos passam, além da inovação e da qualidade de escrita, pela relevância e investigação para o campo do conhecimento, pelo rigor na argumentação e na defesa da análise apresentada, bem como pela atualidade da publicação.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, Ana Sofia Lopes afirma que “a obtenção do prémio 'Outstanding paper of the year 2013' é o resultado do reconhecimento da qualidade e pertinência” do seu artigo “e, como tal, não poderia deixar de ser um motivo de orgulho”.
“Para além do aspeto motivacional, a obtenção deste prémio veio permitir a divulgação da investigação que tenho levado a cabo com o professor Paulino Teixeira, tendo já sido contactada por diversas editoras solicitando publicações futuras”, revela a docente galardoada.
O prémio “Outstanding paper of the year” é atribuído, anualmente, por um grupo de editores da editora Emerald Group Publishing, composta por investigadores e empresários, ao artigo de investigação que mais se destacou no mundo.
“Este prémio é também uma grande responsabilidade, uma vez que, como melhor artigo do ano, será disponibilizado gratuitamente como 'sample article', ou seja, como representativo da qualidade das publicações do International Journal of Manpower (IJM)”, finaliza Ana Sofia Lopes.
O International Journal of Manpower é uma publicação académica que oferece aos seus leitores orientação nas áreas de recursos humanos e economia. A revista publica trabalhos de investigação que terão implicações ou pertinência para decisores políticos e profissionais em domínios relevantes, dando prioridade a trabalhos de investigação fortemente empíricos e analíticos.
Ana Sofia Lopes é professora adjunta na área de Economia na ESTG do IPLeiria, desde 2001. É mestre em Economia Aplicada e doutorada em Economia (área de especialização em Teoria Económica – Economia de Trabalho) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. As suas áreas científicas de interesse são o mercado do trabalho, o capital humano e dinâmicas empresariais.
A docente portuguesa desempenha atualmente o cargo de direção do curso de Especialização Tecnológica em Técnicas de Gestão Comercial e Vendas e tem colaborado em vários projetos de prestação de serviço do IPLeiria, nomeadamente, na área da estratégia regional e análise estatística.