A Organização das Nações Unidas reviu em alta a sua previsão do crescimento económico mundial para este ano, apontando agora para uma expansão de 3%. No anterior relatório, a organização previa que a economia mundial crescesse 2,4% este ano, noticia
A Organização das Nações Unidas reviu em alta a sua previsão do crescimento económico mundial para este ano, apontando agora para uma expansão de 3%. No anterior relatório, a organização previa que a economia mundial crescesse 2,4% este ano, noticia a agência Lusa.Num relatório divulgado esta quarta-feira e citado pela Lusa, a ONU aponta ainda para uma aceleração do crescimento em 2011 para 3,2%, mas avisa que a recuperação é ainda demasiado frágil para compensar as perdas de produção provocadas pela crise.
O relatório, designado «Situação e Perspectivas da Economia Mundial 2010», indica que a maior parte das economias tiveram um crescimento no final de 2009 e início de 2010 graças às políticas orçamentais e monetárias de estímulo e expansão.
Salienta que «os apoios governamentais sem precedente impediram os mercados financeiros de se afundarem e estabilizaram-nos progressivamente».
O relatório considera ainda que, à medida que se aproxima o meio do ano, os riscos sistémicos na esfera financeira diminuíram.