A easyJet, companhia aérea, arrancou pela primeira vez em Portugal, o projeto ‘Flybraries’, uma iniciativa de incentivo à leitura, que leva alguns dos principais clássicos da literatura infantil a bordo de 300 aviões com 17.500 cópias traduzidas em 7 idiomas, incluindo português.
Com o lançamento desta campanha, a easyJet pretende promover a leitura e a literacia a bordo junto do público infantil, disponibilizando em 300 aviões da companhia uma ampla gama de livros infantis, onde constam clássicos como o Livro da Selva, Alice no País das Maravilhas ou Peter Pan, perfazendo um total de 17.500 cópias, disponíveis em 7 idiomas.
A iniciativa ’Flybraries’ surge no seguimento dos resultados mais recentes do Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), que indica que os alunos portugueses do 4.º ano pioraram o desempenho a leitura entre 2011 e 2016, baixando de 541 para 528 pontos (menos 13 pontos).
Para Pedro Sousa, Diretor de Marketing da easyJet para Espanha e Portugal, “trata-se de uma iniciativa que junta entretenimento e pedagogia, idealizada, não apenas a pensar nos filhos, mas também nos pais. Queremos que voar seja uma experiência enriquecedora, divertida e memorável, não apenas para os adultos, mas também para as crianças, e consideramos que colocá-las em contacto direto com alguns dos maiores clássicos da literatura infantil, será uma experiência enriquecedora em todos os aspetos”.
Entre os 50 países testados na edição de 2016, Portugal ocupa o 30.º lugar. Em 2011, o primeiro ano em que o país participou no PIRLS, Portugal ocupou a 19.ª posição. O mesmo estudo indica que apenas 7% dos estudantes avaliados tiveram uma classificação elevada ao nível da leitura, percentagem ligeiramente abaixo da media europeia (12%).
“Tentamos que cada uma das nossas ações tenha um propósito e que possa ser de alguma forma útil à nossa comunidade. Os recentes números do PIRLS são naturalmente preocupantes, e queremos dar a nossa contribuição para melhorar esse cenário”,concluiu Pedro Sousa.
Para além da componente pedagógica, todas as crianças dos 6 a 12 anos de idade de toda a Europa, em qualquer idioma, serão convidadas a participar num concurso onde poderão ganhar viagens para toda a família. Sob o tema “fuga da imaginação”, os participantes deverão escrever histórias com até 400 palavras que completem a frase: “Eu olhei pela janela e vi …”
Os vencedores receberão voos gratuitos para sua família e terão a sua personagem desenhada por um ilustrador que aparecerá na capa da revista Traveler. A história será avaliada pelos jurados da easyJet e pelo autor do livro Kid Normal, Greg James e, posteriormente, será publicada no interior da revista.
Tina Milton, diretora da Cabin Crew da easyJet afirma que“Neste verão iremos transportar cerca de cinco milhões de famílias em toda a Europa e a nossa biblioteca de “book sharing” a bordo estará abastecida com mais de 17.500 livros prontos para as crianças lerem. A leitura é imprescindível para estimular o desenvolvimento, o vocabulário e a imaginação de uma criança, e um voo oferece a oportunidade perfeita para que eles fiquem agarrados a um livro. Somos apaixonados por criar iniciativas direcionadas para as famílias que tornem os nossos voos connosco e fáceis para os pais.”
A iniciativa conta com o apoio da National Literacy Trust que, em parceria com a easyJet, pretende incentivar as crianças a ler mais livros durante as férias escolares. A parceria também envolve uma série de atividades divertidas que poderão ser realizadas durante o verão, incentivando também a alfabetização das crianças depois da viagem de avião.