É possível tratar a depressão ligeira a moderada sem fármacos, recorrendo apenas à psicoterapia. Esta é a conclusão preliminar de um estudo que está a ser desenvolvido por um grupo de investigadores portugueses.
É possível tratar a depressão ligeira a moderada sem fármacos, recorrendo apenas à psicoterapia. Esta é a conclusão preliminar de um estudo que está a ser desenvolvido por um grupo de investigadores portugueses da Unidade de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento Humano (UNIDEP) do Instituto Superior da Maia (ISMAI), em colaboração com o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Coimbra (o CINEICC).
O estudo, a que a agência Lusa teve acesso, arrancou em Março de 2011 e terá uma duração de três anos. Segundo a equipa envolvida, os resultados obtidos após o primeiro ano de investigação demonstram uma taxa de sucesso na ordem dos “80%” nas pessoas que completam o tratamento.
“Os dados obtidos neste primeiro ano de investigação apresentam uma taxa de sucesso na ordem dos 80% nas pessoas que completam o tratamento [com psicoterapia] e entre 62% a 67% quando se tem em conta as pessoas que abandonam o processo”, apontam os autores.
A investigação incide nas formas de tratamento psicológico da depressão, em casos de depressão ligeira a moderada, sem recurso a medicação, e com análise dos resultados da psicoterapia e do processo de mudança.
Até ao momento foram analisadas 37 pessoas, mas o objetivo da equipa é chegar às 70. No âmbito do estudo, os investigadores estão a comparar duas formas de terapia: a terapia cognitivo-comportamental, centrada na mudança de padrões de pensamento e de comportamento, e a terapia focada nas emoções, centrada na mudança de padrões emocionais, sendo que ambas as formas mostraram ser “globalmente eficazes”.
Os resultados preliminares do projeto, financiado em cerca de 120 mil euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que dizem respeito ao período entre Março de 2011 e Maio de 2012, vão ser apresentados na quinta-feira no âmbito do 3º Encontro Europeu da Sociedade de Investigação em Psicoterapia. O encontro, que se realiza na Ordem dos Médicos do Porto, é este ano organizado pelo ISMAI, integrando 250 apresentações nacionais e internacionais.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]