Os ginastas portugueses Rodrigo Matos e Beatriz Gueifão sagraram-se, este sábado, campeões do mundo de acrobática durante uma competição que decorreu em França no âmbito da qual Portugal somou um total de cinco medalhas.
Os ginastas portugueses Rodrigo Matos e Beatriz Gueifão sagraram-se, este sábado, campeões do mundo de acrobática na categoria de par misto durante as provas da competição mundial por grupos de idade de ginástica acrobática que se realizaram em Levallois, França, no âmbito das quais Portugal somou um total de cinco medalhas.
De acordo com a Federação de Ginástica de Portugal (FGP), Rodrigo Matos e Beatriz Gueifão, do Ginásio Clube Português, asseguraram o título mundial no escalão 13-19 anos com um total de 28.200 pontos, que lhes valeram a medalha de ouro.
Portugal somou ainda quatro outras medalhas, uma delas de prata, conquistada pelo par feminino composto por Beatriz Gomes e Carolina Dias, também do Ginásio Clube Português, que se sagraram vice-campeãs do mundo com 27.600 pontos.
Duas das medalhas de bronze portuguesas foram igualmente arrecadadas no feminino, nomeadamente pela dupla Rita Ferreira e Joana Moreira, do Acro Clube da Maia e a competir no escalão 11-16 (com 27.850 pontos) e pelo trio composto por Francisca Maia, Teresa Muriel e Maria Pia Curto, também em prova no escalão 11-16 anos e do Acro Clube da Maia (28.100 pontos).
O par masculino composto por Pedro Melo e Rafael Branco, do Grupo Dramático e Sportivo de Cascais, em prova no escalão 13-19 anos, subiu ao 3.º lugar do pódio depois de ter terminado a competição com 27.150 pontos e garantiu a última medalha de bronze para Portugal.
Em comunicado, a FGP destaca que Portugal terminou as provas internacionais entre os países com mais medalhas, ocupando o 3.º lugar entre os mais medalhados numa competição que contou com a participação de mais de 700 ginastas representantes de 34 nações.
Os ginastas portugueses voltam a prestar provas já entre os próximos dias 10 e 12 de Julho, também em Levallois, durante o 24.º Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática, onde Portugal vai ser representado pela pela Seleção Nacional Sénior, composta pelo Par Misto de Alfredo Pereira e Mariana Amorim e pelo Grupo Feminino de Barbara Sequeira, Íris Mendes e Jéssica Correia.
A delegação portuguesa ficará completa com a treinadora Ana Martins e o treinador Lourenço França, a Chefe de Delegação Ana Paula Almeida, o juiz Pedro Emídio, o fisioterapeuta Paulo Rocha e o 'team manager' Bernardo Tomás.