A portuguesa Ana Dulce Félix sagrou-se, este domingo, campeã europeia em Helsínquia ao ganhar a medalha de ouro nos 10.000 metros durante os Europeus de atletismo de pista.
A portuguesa Ana Dulce Félix sagrou-se, este domingo, campeã europeia em Helsínquia ao ganhar a medalha de ouro nos 10.000 metros durante os Europeus de atletismo de pista. Esta é a primeira medalha de ouro para Portugal na competição, depois da prata de Patrícia Mamona (triplo salto) e do bronze de Sara Moreira (5.000 metros).
“Estou muito feliz, é maravilhoso”, afirmou a atleta vimaranense, citada pelo Record, depois de ter dado a volta de honra com a bandeira nacional. “É um prémio de muito trabalho, de acreditar na minha treinadora, Sameiro Araújo. E os resultados têm aparecido. Dedico-lhe a vitória e também a todos os portugueses que me apoiaram”, acrescentou.
Ana Dulce Félix isolou-se aos 6.800 metros e continuou a ganhar vantagem até uma volta do fim, quando tinha 8,8 segundos de avanço, estando a medalha praticamente garantida. A atleta terminou a prova com um tempo de 31.44,75, um novo recorde pessoa, e as medalhas de prata e bronze foram entregues à britânica Jo Pavey (31.49,03) e à ucraniana Olha Skrypak (31.51,32), respetivamente.
“Quando cheguei à frente, pensei que elas me seguiriam, mas ninguém o fez. Ainda assim, no sprint final tive que olhar para trás, para as controlar. Agora, vou correr a maratona nos Jogos Olímpicos”, admitiu a campeã de 29 anos, que é também a atual vice-campeã europeia de corta-mato.
De salientar que a prova contou com outras duas presenças portuguesas: Ana Dias e Leonor Carneiro, que terminaram na sétima e décima posição, com tempos de 32.35,82 e 33.05,92.
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues, Vítor Fernandes, Sofia Baptista e José Moreira]