Há duas universidades portuguesas entre as 400 melhores a nível mundial de acordo com o ranking 'Times Higher Education World University' 2014-15. A Universidade de Lisboa juntou-se, pela primeira vez, à Universidade do Minho na lista.
Há duas universidades portuguesas entre as 400 melhores a nível mundial de acordo com o 'ranking' “Times Higher Education World University” 2014-15. A Universidade de Lisboa (UL) juntou-se, pela primeira vez, à Universidade do Minho (UMinho) na lista que compila as instituições de ensino superior com maior qualidade e prestígio a nível internacional.
As universidades, ambas posicionadas entre o 351.º e o 400.º lugar, são as únicas representantes nacionais no “THE World University Ranking 2014-15”, suportado pela agência de notícias Thomson Reuters e que tem em consideração 13 indicadores de desempenho com vista a examinar todas as missões de uma “universidade global”.
Os indicadores que determinam o sucesso de cada instituição universitária no 'ranking' da revista britânica Times Higher Education divulgado esta quarta-feira estão divididos por cinco áreas que, segundo os responsáveis pelo mesmo, dizem respeito à investigação, ao ensino, à transferência de conhecimento e à atividade internacional.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a reitoria da Universidade do Minho, já presença assídua neste 'ranking', afirma que os resultados alcançados “refletem uma aposta estratégica realista de crescimento com qualidade e de afirmação internacional, prosseguida pela UMinho e suportada no envolvimento empenhado dos seus membros”.
Para Rogério Gaspar, vice-reitor da UL, a entrada da universidade lisboeta no 'ranking' é um resultado “muito significativo”. Em declarações ao Público, o responsável diz acreditar que esta está relacionada com a fusão recente entre a Católica e a Técnica, que a fez crescer em importância, mas também com “a qualidade dos trabalhos publicados” pelos investigadores da instituição.
De realçar que os 20 primeiros lugares do “THE World University Ranking 2014-15” são dominados por universidades dos EUA (tendo à cabeça o California Insitute of Technology), contando, também, com quatro universidades europeias (as universidades de Oxford e Cambridge e o Imperial College, todos em Inglaterra, e a ETH Zurich, na Suíça) e com uma universidade do Canadá, a Universidade de Toronto.
Clique AQUI para conhecer o 'ranking' completo (em inglês).
Notícia sugerida por Maria Pandina