Há duas instituições de ensino superior portuguesas entre as mais sustentáveis do mundo. A Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Santarém são as duas representantes portuguesas do "ranking" GreenMetric 2014.
Há duas instituições de ensino superior portuguesas entre as mais sustentáveis do mundo. A Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Santarém são as duas representantes portuguesas do “ranking” GreenMetric 2014, que avaliou mais de 300 universidades internacionais.
A Universidade de Coimbra foi a que obteve a melhor pontuação nacional, somando um total de 5.042 pontos que lhe garantiram a 192.ª posição. Os melhores desempenhos da instituição foram conseguidos ao nível do tratamento de resíduos (1.200 pontos) e da atenção dada à energia e às alterações climáticas (1.060 pontos).
O Instituto Politécnico de Santarém surge, por seu lado, na 358.ª posição do “ranking”, com uma pontuação total de 2.299. À semelhança de Coimbra, o estabelecimento de ensino destacou-se, particularmente, no tratamento dos resíduos e no combate às alterações climáticas.
O “GreenMetric Ranking of World Universities”, que é publicado anualmente e já conta com um total de cinco edições, avalia fatores como as percentagens de área coberta por vegetação nas instalações e o orçamento dedicado pelas universidades a iniciativas de sustentabilidade ambiental.
Entre os elementos tidos em consideração estão também a implementação de programas de conservação de energia e reciclagem, de políticas para a redução do consumo de papel e plástico e o número de cursos e eventos dedicados à questão da sustentabilidade ambiental.
O “ranking” de 2014 avaliou mais de 360 universidades de 62 países, sendo liderado pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido. A completar o pódio estão a University College Cork – National University of Ireland, na Irlanda, que ocupa o 2.º lugar, e a Universidade de Nottingham Trent, também em Inglaterra.
Clique AQUI para aceder ao “ranking” completo (em inglês).