Tomás Amaral (Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada) foi o pequeno grande vencedor da Competição Mundial Por Grupos de Idade de Ginástica Aeróbica , na categoria Individual Masculino, no escalão Juvenil. Com uma coreografia complexa mas muito bem executada o ginasta de 12 anos fez as delícias tanto do público como dos juízes. Tomás foi primeiro classificado com um total de 19.650 pontos e partilhou o pódio com o russo Damir Manafov (2º lugar) e o romeno Leonard Manta (3º lugar). Tomás voltou a subir ao pódio desta vez na companhia da sua colega de equipa, Leonor Januário, na categoria Par Misto. O par somou 18,850 pontos e conseguiu ultrapassar países com tradição na disciplina como a Hungria e a Espanha.
Portugal esteve ainda representado nas finais das categorias Individual Feminino, Individual Masculino e Aerodance, no escalão Júnior.
Em Individual Feminino Ana Rita Gomes (All 4 Gym- Associação Gímnica de Águeda) foi 5ª com 20.300 pontos, em Individual Masculino Rui Cansado (Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada) foi também 5º com 20.250 pontos e o grupo de Aerodance composto pelas ginastas Joana Almeida / Carolina Cruz / Joana Matos / Ana Branco / Inês Madail / Adriana Bento (All 4 Gym- Associação Gímnica de Águeda) foi 6º com 16.550 pontos.
Portugal encerra assim a participação no evento com duas medalhas (uma de ouro e outra de bronze) após ter marcado presença em 5 finais.
“O balanço é muito positivo tanto em termos desportivos como em termos organizacionais. Conseguimos enaltecer o nome de Portugal através deste evento de elevado nível que apenas foi possível com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e a Tempo Livre. Os resultados conquistados só vieram confirmar o trabalho que tem vindo a ser realizado a nível nacional pelos ginastas, treinadores, clubes, associações e a evolução que a disciplina tem vindo a ter”, afirmou João Paulo Rocha, Presidente da Federação de Ginástica de Portugal
“Após 25 anos de treinadora sinto uma felicidade imensa e uma realização pessoal incomensurável. É um sonho concretizado para os ginastas, treinadores, familiares, clube, região Açores e para o país. Hoje sentimos uma imensidão de emoções que só me faz ficar grata por tudo. Tantas horas de treino e dedicação foram enaltecidas pelos resultados históricos. Agradeço profundamente à Federação de Ginástica de Portugal, câmara de Guimarães e ao governo Regional dos Açores pelo apoio ao Desporto. Bem-haja e parabéns a todos os envolvidos”, sublinhou Alexandra Barroso, treinadora dos medalhados.