Em Santa Marta de Penaguião, na região do Douro, a câmara municipal decidiu pôr vários lotes de terreno à venda pelo preço simbólico de um euro por metro quadrado. A medida tem como objetivo atrair novos investimentos para a zona e ajudar a combater
Em Santa Marta de Penaguião, na região do Douro, a câmara municipal decidiu pôr vários lotes de terreno à venda pelo preço simbólico de um euro por metro quadrado. A medida tem como objetivo atrair novos investimentos para a zona e ajudar a combater o desemprego.
A dimensão máxima entre os lotes que se encontram à venda é de “500 a 550 metros quadrados”, pelo que, como sublinha o autarca Luís Machado à RTP, o preço máximo por terreno nunca será superior a “500 ou 550 euros”.
Segundo conta, a ideia surgiu da necessidade de trazer novos investimentos para o coração região do Douro e ainda com vista ao combate ao desemprego. “Arranjar emprego está difícil, mas tudo o que a Câmara possa fazer para criar emprego é bom.
Neste caso, a nova medida vai de encontro às ambições de alguns empresários que aqui se queiram fixar, como também à procura de emprego, que é muita no nosso concelho”, conta o presidente da câmara de Santa Marta de Penaguião.
Assim que os novos preços foram tornados públicos, começaram desde logo a surgir candidatos à compra. Neste momento são já treze as aquisições, incluindo algumas oficinas da região e firmas de produtos agrícolas.
As mesmas devem ser formalizadas na primeira quinzena de Janeiro do próximo ano, sendo que, após a compra, os empresários dispõem de dois anos para instalar o negócio naqueles terrenos.
Comentários
comentários