O primeiro portal online inteiramente dedicado ao Douro vai ser lançado na próxima terça-feira. O objetivo é compilar todas as informações sobre a zona.
O primeiro portal online inteiramente dedicado ao Douro vai ser lançado na próxima terça-feira no Porto. O objetivo é compilar todas as informações sobre esta zona turística para que os visitantes tenham conhecimento da região e a possam visitar.
Esta nova ferramenta vai ser crucial para a promoção do destino Douro no mercado português e junto de operadores e turistas internacionais.
O portal denominado “Douro Valley” foi desenvolvido durante dois anos pelo Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro (CITMAD).
Até a data a informação sobre a região encontrava-se dispersada na Internet pelas câmaras municipais, regiões de turismo e entidades privadas.
António Cruz Oliveira, presidente do CITMAD, disse à agência Lusa que este portal é uma ferramenta que não existia naquele destino turístico. “Não havia nenhum sítio que mostrasse o Douro num só todo”, frisou.
Dentro do portal “Douro Valley” também vai ser possível estruturar um planeamento completo de uma viagem, sem recorrer a nenhuma agência turística.
Portal vai permitir traçar online viagem pelo Douro
Um mapa interativo, Geo Douro, e um sistema de reserva de hotéis, bem como um conjunto de informação sobre os eventos a decorrerem na região, o InDouro, são algumas das ferramentas que facilitam o traçar de uma viagem pelas terras durienses.
“Os visitantes podem fazer em casa, online, todo o planeamento de viagem. Isto não existia antes”, referiu António Cruz Oliveira.
Para já, o portal vai estar disponível em português, inglês e espanhol e já está a ser traduzido para francês.
O projeto está integrado no Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro e representou um investimento de cerca de 560 mil euros, co-financiado pelo programa “ON.2 — O Novo Norte”.
O CITMAD conta com a parceria do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) do Porto, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), da Universidade do Porto (através da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Economia), e o apoio da Estrutura de Missão do Douro.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]