A National Geographic Society e a região do Douro associaram-se para criar um website de divulgação turística e um mapa impresso, que colocam em destaque os principais pontos de atracção da zona.
O projecto chama-se “Geoturismo – Vale do Douro MapGuide” e baseia-se numa forma de promoção turística de caráter sustentável e que pretende dinamizar a economia duriense, incentivando a preservação das caractrerísticas do local.
Da página online faz parte um Mapa-Guia, que apela, até 5 de maio, à participação dos utilizadores, sobretudo dos habitantes da região e de empresas locais. Podem ser registados no mapa diversos tipos de focos de interesse natural, histórico e cultural.
Depois de introduzidos no mapa, a National Geographic vai determinar a relevância dos locais introduzidos para posteriormente serem adicionados tanto à versão impressa como à versão electrónica do mapa.
Em declarações à Lusa, o gestor de programação para o Turismo Sustentável da National Geographic Society, Jim Dion, salientou que o website pretende atrair visitantes, maximizar a sua experiência, preservar a bacia do Douro e melhorar as ofertas existentes na região.
Também o presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro e presidente da Câmara de Alijó, Artur Cascarejo, realçou que o projeto vai permitir ao Douro um “enorme” retorno económico desde o “mais pequeno” negócio familiar ao “mais complexo”.
O responsável afirmou ainda que “o que falta ao Douro é projecção internacional” e que, para isso, “qualquer realidade tem de estar em força na internet e redes sociais”.
O projeto é findanciado em 90 por cento por fundos comunitários e pelo Turismo de Portugal e em dez por cento pelo Turismo do Douro, num total de 120 mil euros.
O site do projeto pode ser visitado AQUI.
[Notícia sugerida por: Sofia Batista]