O compositor Gustavo Santaolalla, músico e compositor argentino com uma carreira fortemente ligada ao cinema, será o convidado especial. O argentino conta no seu currículo com dois Óscares na mesma categoria, dois anos seguidos, pelas bandas sonoras de “O Segredo de Brokeback Mountain” e “Babel”. Irá atuar na cerimónia de abertura do festival.
Entre outras antestreias nacionais que vão marcar este festival, será apresentada a primeira grande produção moçambicana: o filme “O último voo do flamingo”, adaptação de um livro de Mia Couto, com realização de João Ribeiro e produção de Luís Galvão Teles.
A “Vintage Selection” apresentará uma colheita dos “melhores filmes românticos da indústria cinematográfica”.
O custo desta segunda edição está calculado em 600 mil euros e conta com workshops, exposições econferências bem como outras atividades.
Este ano o programa inclui ainda a nova seção “Colheita de 70”, dedicada àqueles que foram “os melhores anos no que diz respeito à vinicultura” e que se traduziram em “grandes colheitas cinematográficas”.
Vila Real, Lamego, Sabrosa e Freixo de Espada à Cinta acolhem a edição de 2010, iniciativa da Turismo do Douro, com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, da Estrutura de Missão do Douro e do Turismo de Portugal.