Alice Vieira e Isabel Minhós Martins são as autoras dos dois livros portugueses que integram a seleção de 2012 da Biblioteca Internacional da Juventude (Alemanha), considerada a maior do mundo na área infanto-juvenil.
Alice Vieira e Isabel Minhós Martins são as autoras dos dois livros portugueses que integram a seleção deste ano da Biblioteca Internacional da Juventude (Alemanha), considerada a maior do mundo na área infanto-juvenil.
A biblioteca, localizada em Munique, na Alemanha, anunciou uma lista, com 250 títulos, da qual fazem parte “Meia hora para mudar a minha vida”, de Alice Vieira, e “A manta”, de Isabel Minhós Martins.
Todos os anos, a Biblioteca Internacional da Juventude, que funciona desde 1949, elabora uma seleção de livros para a infância e juventude editados em mais de 50 países.
“A Manta”, de Isabel Minhós Martins, é um livro ilustrado por Yara Kono (Planeta Tangerina) e conta uma história sobre a memória e a relação entre pais, filhos e avós. A obra é elogiada pela biblioteca por “valorizar a importância da memória” sobre os bens materiais.
Sobre o outro livro selecionado, “Meia hora para mudar a minha vida”, romance de Alice Vieira para jovens e sobre a adolescência, editado pela Caminho, a biblioteca sublinha o trabalho da escritora na construção da personagem Branca, a protagonista adolescente, e o “sentido de humor e empatia” transmitidos.
Nos últimos anos, a Biblioteca Internacional da Juventude já selecionou outros livros de autores portugueses, como Afonso Cruz, Ana Saldanha, Gonçalo M. Tavares, Luísa Ducla Soares, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Alice Vieira e Mia Couto e de ilustradores como Pedro Leitão, Danuta Wojciechowska, André Letria, Luís Henriques e Rachel Caiano.
Os livros escolhidos este ano vão ser também divulgados numa exposição que decorre na Feira do Livro Infantil de Bolonha, a partir de segunda-feira, e que tem este ano Portugal como país convidado.
Para aceder à página oficial da Biblioteca Internacional da Juventude clique AQUI.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]