“Life on the Douro” é um documentário de 90 minutos que retrata os 300 anos da história do vinho do Porto e das suas gentes, abordando também ideias e hipóteses sobre o futuro da produção vinícola do Vale do Douro.
A ideia deste documentário surgiu quando o realizador veio a Portugal para fazer um breve trabalho sobre uma casa São João da Pesqueira. Quando chegou, Robinson sentiu que “havia muito mais para dizer sobre o Douro Vinhateiro”, explica o realizador ao Boas Notícias.
“O Douro é uma surpresa constante (…), a maneira como o homem e a natureza estão unidos, como as pessoas estão ligadas à terra, os padrões criados pelas vinhas são uma das maravilhas do mundo e algo que toda a gente deve ver pelo menos uma vez na vida”, sublinha Robinson.
As filmagens do documentário foram distribuídas ao longo de 15 meses registando locais como as adegas de Gaia e do Porto e momentos como os diferentes processos da produção de vinho do Porto, assim como o rio e a mudança da paisagem das vinhas ao longo das quatro estações do ano.
45 dias, 28 entrevistas
No total, Robinson passou 45 dias na região, durante os quais entrevistou vinte e oito pessoas, entre elas muitas figuras chave da indústria vinícola que ofereceram as suas perspetivas sobre o presente e o futuro do Douro. Muitos dos entrevistados falaram intimamente da história das suas famílias, algumas com séculos de envolvimento na vida do Douro.
Dividido em 13 “capítulos”, o documentário atravessa toda a história da região, passando por figuras incontornáveis como a mítica dona Antónia Ferreira e as famosas casas Sandman e Sogrape. O filme passa também pelo presente e futuro da produção vinícola no Douro, abordando as diferentes inovações que têm sido introduzidas na produção, sobretudo após a entrada do país para a União Europeia, em 1986.
Zev Robinson vive em Espanha há vinte anos onde tem realizado alguns documentários sobre a história e a cultura do vinho. O seu último trabalho foi sobre a Dinastia Vivanco e o vinho da região Rioja. O próximo documentário que vai fazer será sobre os Arribes del Duero, a faceta espanhola do Douro.
Depois na estreia em Portugal, “Life on the Douro” vai ser exibido no dia 15 de novembro em Los Angeles (local ainda a confirmar) e dia 17 do mesmo mês em São Francisco, na Delancey Street Foundation.
O documentário pode ser encomendado no site Indie GoGo por 15 doláres (cerca de 10 euros), portes incluídos, e os novos eventos relacionados com a sua exibição e distribuição podem ser consultados AQUI.