O documentário “Donos de Portugal” – que estreou no dia 25 de Abril na RTP2 e fala sobre a proteção concedida pelo Estado, nos últimos 100 anos, a uma determinada elite económica – está integralmente disponível online. Jorge Costa, o realizador, defende que a concentração da riqueza nas “grandes famílias” tem sido um entrave ao desenvolvimento do país.
“Donos de Portugal” é um documentário de Jorge Costa sobre cem anos de poder económico. O filme retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza.
O filme – baseado no livro homónimo – defende que as famílias Mello, Champalimaud, Espírito Santo viram o seu poder ameaçado pelo fim da ditadura, mas perduraram sob a democracia, graças a privatizações e relações privilegiadas com o poder político. Segundo o documentário, novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins – afirmam-se sobre a mesma base.
Produzido para a RTP 2 no âmbito do Instituto de História Contemporânea, o filme tem montagem de Edgar Feldman e locução de Fernando Alves.
A estreia televisiva teve lugar na RTP2, a 25 de Abril de 2012, e no momento ficou simultaneamente disponível, na íntegra, no site donosdeportugal.net.
O documentário é baseado no livro homónimo de Jorge Costa, Cecília Honório, Luís Fazenda, Francisco Louçã e Fernando Rosas, editado em 2011 pela Afrontamento e com mais de 12 mil exemplares vendidos.
Clique AQUI para aceder ao documentário no Vimeo.