NULL
Hermínia Gonçalves, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi distinguida esta semana com o Prémio Extraordinário de Doutoramento pela Universidade de Salamanca, Espanha. Este galardão distingue as melhores teses de doutoramento de Ciências Sociais defendidas naquela universidade espanhola.A docente portuguesa, que é também investigadora do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento de Trás-os-Montes e Alto Douro (CETRAD), apresentou as suas provas públicas de doutoramento na Universidade de Salamanca a 29 de Abril deste ano, avança o comunicado da UTAD.
A tese de doutoramento apresentada pela atual galardoada intitula-se “Estratégias coletivas de governação local no campo social: alcances e limites, um estudo sociológico comparativo, entre Portugal e Espanha”.
Hermínia Gonçalves partiu de uma abordagem qualitativa para interpretar a realidade sobre as estratégias de governação no Centro de Ação Social da Comarca de Sayago, em Espanha e no Conselho Local de Ação Social do município de Macedo de Cavaleiros, este em Portugal.
O estudo explicita a influência da descentralização de competências de acção social no que diz respeito às práticas de governação local. Através do estudo é possível “esboçar um modelo de governação no campo social, que combine a acção colectiva e a democracia participativa com uma intervenção local integrada, de desenvolvimento local e de combate à pobreza”. [Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]