por redação
Catarina Pinheiro Mota, docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai colaborar na Ação COST CA16102 (European Network on Individualized Psychotherapy Treatment of Young People with Mental Disorders), uma rede europeia que se dedica ao tratamento psicoterapêutico individualizado de jovens com doenças mentais.
A participação será especificamente na Ação TREATME cujo objetivo principal é criar uma rede europeia de investigadores multidisciplinares sustentáveis, centrada na psicoterapia individualizada para jovens com transtornos mentais. A rede promove aplicações de financiamento colaborativo e atende a desafios sociais ligados à saúde mental e abre caminho para a adequação da pesquisa em saúde mental às necessidades dos jovens na Europa.
Segundo a COST (Rede europeia de Investigadores), cinquenta por cento dos transtornos de saúde mental de vida começam aos 14 anos, e o número aumenta para setenta e cinco por cento na idade de 24. Estes estão associados a custos diretos e indiretos, incluindo sofrimento pessoal, custos para a família e os amigos, assistência médica de alta qualidade, obstáculos ao emprego e desempenho no trabalho, pobreza e privação económica e exclusão social.
Segundo a mesma organização, o “Roteiro para a Investigação em Saúde Mental na Europa” conclui sobre a necessidade de esforços coordenados e multidisciplinares para melhorar o conhecimento sobre o tratamento psicológico individualizado para os jovens. A Psicoterapia tem aplicação para os mais frequentes transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão. Diferentes modalidades de psicoterapia funcionam em média igualmente bem. No entanto, pouco se sabe sobre o funcionamento das diferentes modalidades de tratamento (mecanismos de mudança/ mediadores) ou para quem (marcadores/moderadores específicos).
Ao todo participam nesta Ação COST 35 representantes de 23 países. Catarina Pinheiro Mota da UTAD e um investigador da Universidade do Porto representarão Portugal neste programa.