Os portugueses doaram quase 3 mil toneladas de alimentos durante a campanha do Banco Alimentar Contra a Fome realizada este fim-de-semana nos supermercados de todo o país. No total foram recolhidas 2.914 toneladas de bens alimentares.
Os portugueses doaram quase 3 mil toneladas de alimentos durante a campanha do Banco Alimentar Contra a Fome realizada este fim-de-semana nos supermercados de todo o país. No total foram recolhidas 2.914 toneladas de bens alimentares, números que, apesar da crise, igualaram os níveis de generosidade que se tinham observado em 2011.
“É extraordinário ver a adesão dos portugueses”, confessa Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares Contra a Fome. “As quantidades recolhidas e o número de portugueses que quis colaborar mostram bem como os portugueses são solidários, numa resposta clara de inconformismo e disponibilidade para ajudar a minorar carências e dificuldades daqueles que mais precisam”, salienta, citada pela Lusa.
A campanha realizou-se no passado sábado e domingo em mais de 1.600 estabelecimentos comerciais no país e mobilizou cerca de 38.500 voluntários do Continente e Ilhas com o objetivo de angariar alimentos essenciais para pessoas carenciadas, nomeadamente leite, arroz, massa, óleo, azeite, farinha, salsichas e outros tipos de enlatados.
Segundo o Banco Alimentar, as 2.914 toneladas de alimentos recolhidas vão ser distribuídas, a partir da próxima semana, por 2.373 instituições de solidariedade social para serem entregues a cerca de 373 mil carenciados.
A campanha realizada em Novembro do ano passado tinha resultado na recolha de perto de 2.950 toneladas de alimentos e, este ano, os valores não ficaram aquém das expetativas. “Sabemos que o próximo vai ser um ano especialmente difícil e portanto a expetativa era que pelo menos se aproximasse do montante que foi recolhido na campanha de novembro de 2011 e assim foi”, frisa Isabel Jonet.
A presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares Contra a Fome destaca ainda que na doação dos portugueses há “uma mensagem clara de confiança em relação ao projeto dos Bancos Alimentares” e mais uma prova de que estes “estão disponíveis para colaborar”.
Até 9 de Dezembro, quem quiser ajudar poderá ainda doar alimentos online através do portal Alimente Esta Ideia sem a necessidade de deslocação a qualquer supermercado.
Clique AQUI para aceder ao site de doações online.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]