Um menino de dois anos que nasceu sem uma mão vai receber, esta quinta-feira, uma prótese mioelétrica financiada na totalidade por um anónimo.
Um menino de dois anos que nasceu sem uma mão vai receber, esta quinta-feira, uma prótese mioelétrica financiada por um anónimo que decidiu suportar a totalidade dos custos.
“Posso dizer que 26 de Janeiro será o segundo dia mais feliz da minha vida. O primeiro foi quando ele nasceu, o segundo será quando o vir a mexer a mãozinha”, contou à Lusa a mãe do menino, Elisabete Farinhoto.
Diogo, natural de Caminha, veio ao mundo a 20 de Maio de 2009 sem a mão direita, alegadamente vítima de uma amputação ainda dentro da barriga da mãe.
Para solucionar o problema, a criança necessita de uma prótese no valor de 8.400 euros. Inicialmente, a família procurou obter o dinheiro através de uma campanha de recolha de tampas de plástico que acabou por fracassar.
Porém, um anónimo decidiu mudar a vida de Diogo e comprometeu-se a pagar a totalidade da prótese, sendo que metade do valor já foi pago em Dezembro.
“É avô e quer dar a mão ao Diogo. Foi um verdadeiro anjo que nos apareceu, é a única coisa que podemos dizer”, acrescentou Elisabete, reconhecendo, porém, que o processo ainda está no início.
“Esta já fica paga. Daqui para a frente temos de continuar a arranjar dinheiro porque, a cada dois anos, até à idade adulta, vamos ter de trocar de prótese”, frisou a mãe do menino.
De acordo com a agência Lusa, Diogo, que usa uma mão estética desde Agosto do ano passado, já realizou vários testes à prótese que vai receber esta semana.
“No início, fazia os movimentos sem controlar. Agora, quando fomos tratar do molde, já sabia perfeitamente quando queria abrir e fechar a mão. Fazia tudo quase normalmente”, contou a mãe, agradecida com o gesto do doador que não quer ser conhecido.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]