O jovem DJ português João Rodrigues sagrou-se, este mês, vencedor da competição europeia de DJing organizada pela Drum&Bass & Arena & Pioneer. O português foi premiado com o seu projeto de música eletrónica Médio.
O jovem DJ português João Rodrigues sagrou-se, este mês, vencedor da competição europeia de DJing organizada pela Drum&Bass & Arena & Pioneer. O português foi premiado com o seu projeto de música eletrónica Médio.
De acordo com uma nota de imprensa enviada ao Boas Notícias, João Rodrigues, de 24 anos, apresentou um set de 34 músicas em 30 minutos com o recurso a 3 pistas, incluindo ainda um tema de sua autoria.
O seu desempenho valeu-lhe o primeiro lugar entre centenas de participantes de toda a Europa, que os júris decidiram atribuir ao DJ e produtor português pela demonstração de “um elevado nível de técnica, aliado a uma forte escolha musical”.
Ouça acima a participação de João Rodrigues na competição
Licenciado em Som e Imagem e estudante do curso de mestrado em Artes Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, Médio conta já, no seu currículo, com o EP “Cokbitch in The Sky”, de 2012, e também com uma faixa destacada na compilação internacional “Generation Noize Vol. 3”, ao lado de nomes como Cyberpunkers ou Fukkk Off.
João Rodrigues deu início à sua formação musical quando tinha apenas 15 anos, tendo estudado música e aprendido a tocar guitarra numa escola de Jazz. Com o tempo, o jovem português acabou por descobrir que a música era a sua grande paixão e decidiu dedicar a vida à sua compreensão.
Em 2006, João integrou a banda de Trip Hop “Imkino” como guitarrista e co-compositor, o que lhe deu a oportunidade de gravar, em estúdio, variadas faixas. Entretanto, o jovem iniciou os seus estudos universitários, começando a desenvolver uma atração crescente pela cultura da música eletrónica.
Três anos mais tarde, após a conclusão do curso, o DJ tornou-se professor no curso de Produção de Música Eletrónica, que ele próprio criou, na escola de Jazz onde tinha arrancado a sua formação musical.
O projeto Médio surgiu como uma “identidade criativa que é tão ampla como os géneros” explorados pelo jovem e que são “a forma encontrada para exteriorizar tudo o que foi sendo aprendido durante o percurso”, explica na sua página na rede social Soundcloud.