Para quem não teve a oportunidade de observar o espetáculo em tempo real, a NASA divulgou, recentemente, imagens vistas do espaço do eclipse solar raro do último domingo que escureceu os céus da Ásia e dos EUA.
Para quem não teve a oportunidade de observar o espetáculo em tempo real, a NASA divulgou, recentemente, imagens vistas do espaço do eclipse solar raro do último domingo que escureceu os céus da Ásia e dos EUA e fascinou os curiosos.
As imagens foram captadas pela sonda espacial Hinode, fruto de uma parceria do Japão com a agência espacial norte-americana e o Reino Unido. A sonda, que está a 630 quilómetros de altitude, é utilizada para estudar o Sol e ofereceu aos astrónomos uma visão surpreendente do fenómeno.
De acordo com a NASA, as imagens do eclipse que foram captadas permitirão aos cientistas desenvolver um modelo mais aprofundado da performance do instrumento, o que poderá ajudar a obter observações de maior qualidade das caraterísticas da coroa solar.
Assim, os especialistas terão meios para estudar mais aprofundadamente a chamada “corona” do Sol e a estrutura da atmosfera solar com as suas elevadíssimas temperaturas.
Recorde-se que, na noite de domingo para segunda-feira, milhões de pessoas assistiram ao eclipse solar anular. Trata-se de um fénomeno durante o qual a Lua, um pouco mais afastada da Terra do que o habitual, passa diretamente diante do Sol, deixando à vista um “anel de fogo”.
Clique AQUI para ver todas as imagens captadas pela sonda Hinode.