A equipa do Centro de Estudos de Direito da União Europeia (CEDU) da Universidade do Minho foi, pelo terceiro ano consecutivo, selecionada para uma das finais da prova de tribunal simulado mais prestigiada na Europa e uma das mais reputadas do mundo.
A equipa do Centro de Estudos de Direito da União Europeia (CEDU) da Universidade do Minho foi, pelo terceiro ano consecutivo, selecionada para uma das finais da European Law Moot Court Competition, a prova de tribunal simulado mais prestigiada na Europa e uma das mais reputadas do mundo.
A academia minhota tem sido, nos últimos anos, a única representante de Portugal nesta prova, que vai decorrer em Leiden, na Holanda, entre esta quinta-feira e sábado. De acordo com a organização da European Law Moot Court Competition, a seleção das equipas foi, este ano, muito difícil face à qualidade das equipas participantes com uma média geral de 16,28 em 25 valores.
A equipa do CEDU inclui as mestres Sophie Perez (treinadora), Joana Whyte (líder), Felipa Fernandes e a mestranda Leonor Macedo, que estagiou recentemente na Comissão Europeia.
De acordo com Alessandra Silveira, a diretora do CEDU, o grupo estudou durante quatro meses os acórdãos do Tribunal de Justiça da UE para resolver um caso jurídico muito complexo numa dupla perspetiva, isto é, com argumentos a favor e contra.
Em comunicado, a responsável acrescenta que os argumentos escritos já foram apresentados e serão agora sustentados oralmente em inglês e francês diante do júri, que os vai questionar e avaliar.
As quatro finais regionais têm 12 equipas cada e decorrem em Leiden, Lund, Neuchatel e Bruxelas. As quatro equipas vencedoras avançam para a finalíssima, a realizar no próprio Tribunal de Justiça da UE, no Luxemburgo.
De realçar que A UMinho sediou em 2012 uma final regional da competição, que teve equipas de França, Suíça, Holanda, Irlanda, Alemanha, Hungria Croácia, Eslovénia e Inglaterra, sendo ganha pelo King's College London.
Clique AQUI para aceder ao site oficial da competição.