O regresso às aulas é muito mais do que a compra de novo material escolar e trabalhos de casa. É altura também, de regressar às rotinas do dia-a-dia, como acordar cedo e ir para a escola.
Quando questionados pelo Observador Cetelem Regresso às Aulas 2018 sobre as várias formas de transporte utilizadas para estas deslocações, os carros continuam a ser o veículo de eleição, mencionados por 45% dos inquiridos. No entanto, assiste-se a uma diminuição acentuada em relação aos valores do ano passado, menos 17 pontos percentuais, o que parece ser um bom indicador quanto a uma maior vontade dos portugueses em deslocar-se de outra forma que não apenas o transporte individual.
Consequência da quebra na utilização do automóvel para as deslocações casa-escola, escola-casa, os transportes públicos são agora mais utilizados, sendo a segunda opção mais utilizada, 32% em 2018 contra 29% em 2017. Também as deslocações a pé registaram aumentos consideráveis (29%), em comparação com os 16% do ano transato.
A propósito da Semana Europeia da Mobilidade, a celebrar de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus são incentivados a aproveitar atividades dedicadas à mobilidade sustentável. O tema deste ano está relacionado com a “multimobilidade” ou “transporte multimodal” que consiste na combinação de diferentes meios de transporte, hábito que, segundo a leitura dos dados do Observador Cetelem Regresso às Aulas, os portugueses parecem estar a adquirir.