NULL
Uma nova pesquisa canadiana indica que uma dieta rica em proteínas e baixa em hidratos de carbono tem um impacto global positivo no corpo, ajudando na diminuição do volume da barriga e no aumento da massa muscular magra, principalmente quando as proteínas ingeridas provêm de produtos lácteos como por exemplo queijo e iogurtes.O estudo – realizado pela Universidade McMaster com apoio da Dairy Farmers of Canada e publicado na edição de setembro do Journal of Nutrition -comparou três grupos de mulheres com excesso de peso e obesas mas saudáveis. Aos diferentes grupos foi atribuído um consumo alto, médio ou baixo de alimentos lácteos em conjunto com quantidades maiores ou menores de proteínas e carboidratos.
As mulheres praticaram exercício físico todos os dias, durante quatro semanas: cinco dias de exercício aeróbico e dois num circuito de levantamento de peso.
De acordo com as conclusões da pesquisa, as perdas de peso registadas nos elementos dos três grupos foram semelhantes. No entanto, o grupo que consumiu um teor mais elevado de proteínas proveniente de produtos lácteos teve uma maior perda de gordura corporal e abdominal e também mais ganhos ao nível da força e da massa magra.
“Cem por cento do peso perdido no grupo que consumiu mais proteínas e produtos lácteos era gordura e as participantes ganharam massa muscular, o que resultou numa grande alteração na composição do corpo”, disse Andrea Josse, líder da pesquisa, ao portal Science Daily, sublinhando que o “aumento de massa muscular é fundamental para manter o metabolismo e prevenir um novo aumento do peso”.
Clique AQUI para aceder ao resumo do estudo.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]