Belém (CCB) homenageia a obra “Tratado das Paixões”, do filósofo René
Descartes. Os Dias da Música celebram-se entre os dias 23 e
25 de abril, com 72 concertos.
Os Dias da Música deste ano inspiram-se nas “Paixões da Alma” referidas por Descartes: admiração, amor, ódio, desejo, alegria e tristeza. Os diversos concertos são organizados e dão forma a cada um desses sentimentos, a partir dos itinerários Diversidade, Viagens no Tempo, Invulgar, Espírito Livre, Romântico e Sortilégios da Voz .
O concerto de abertura está a cargo da Orquestra Barroca
acompanhada por quatro cantores e coro, para interpretar a “Ode Pastoral” de Handel, às 21h00. No entanto, o arranque do evento tem lugar às 11h00, com a ópera infantil de Vasco Negreiros “As Palavras na Barriga”, interpretada pela Filarmonia das Beiras.
Estão agendadas mais de 12 horas de concertos para o fim de semana, onde se incluem as atuações dos pianistas Sa Chen e Miguel Henriques. A Orquestra Metropolitana de Lisboa não podia faltar e nesta edição interpreta três concertos, entre eles o de encerramento do festival, com a Nona Sinfonia de Beethoven.
Sob o tema da paixão, os espetadores poderão assistir à prestação de Flores de Música e Capela Joanina, que interpretarão compositores barrocos portugueses intercalados com leituras de cartas escritas por freiras.
Destaca-se ainda o programa Escolas em Palco, onde alunos entre os nove e os 22 anos podem apresentar ao público a sua música favorita. Os trabalhos serão exibidos nos dias 24 e 25, na sala Amália Rodrigues e no foyer do CBB.
De acordo com a agência Lusa, uma das grandes novidades dos Dias da Música deste ano é o serviço de “babysitting” disponibilizado pela organização. Serão acolhidas crianças até aos seis anos, enquanto os pais assistem aos concertos.
Conferências e oficinas com músicos fazem também parte da programação.
O preço dos bilhetes varia entre os três euros e os oito euros.