Um novo mecanismo informático foi concebido pelo investigador Shimon Sapir, da Universidade de Haifa, em Israel, para diagnosticar antecipadamente a doença de Parkinson a partir da análise da voz e da articulação da fala.
Um novo mecanismo informático foi concebido pelo investigador Shimon Sapir, da Universidade de Haifa, em Israel, para diagnosticar antecipadamente a doença de Parkinson a partir da análise da voz e da articulação da fala. Na investigação, publicada em fevereiro no Journal of Speech, Language, and Hearing Research, Shimon Sapir explica que se trata de uma “técnica não invasiva, precisa e barata, que requer apenas a leitura de frases simples”.
O mecanismo foi testado por dois grupos de indivíduos: um com a doença e outro composto por pessoas saudáveis. Todos os participantes gravaram um conjunto de frases, para que a nova ferramenta informática pudesse identificar quaisquer alterações nos músculos que controlam a voz e a fala – sinais que antecedem os sintomas até agora diagnosticáveis da doença.
A avaliação final do estudo permitiu distinguir claramente os dois grupos, o que traz novas esperanças para a possibilidade de um diagnóstico precoce da condição degenerativa do sistema nervoso.
A doença de Parkinson provoca rigidez muscular, tremores e perda de equilíbrio. Embora haja atualmente um conjunto de fármacos que ajudam a controlar a doença, nenhum deles impede a sua evolução nem permite a sua cura.