Entre as 12h e as 19h, uma tenda circular equipada com oito clínicas móveis, está aberta para receber os portugueses com idades compreendidas entre os 30 e os 75 anos. Esta iniciativa, que já percorreu 31 países, pretende alertar para a diabetes.
Os testes realizados estão à responsabilidade de por profissionais de saúde da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e os dados do rastreio utilizados para estudar a doença em Portugal.
A partir do dia 13 de setembro decorrem várias atividades lúdicas, destinadas a todas as idades e gostos. Os participantes podem aprender a cozinhar refeições saudáveis, testar a condição física e experimentar yoga ou aeróbica.
Esta iniciativa chegou a Portugal no âmbito do Congresso da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD), que tem lugar entre 12 e 16 de setembro de 2011, em Lisboa.
Diabetes Tipo 2 – uma doença crónica
A diabetes é uma doença crónica, que se caracteriza por índices elevados de açúcar no sangue, devido a uma redução parcial ou completa de insulina no organismo. A doença pode não apresentar sintomas imediatos, o que leva a que muitas pessoas não saibam que têm diabetes.
No entanto, é essencial que a doença seja detetada antecipadamente: o mais dispendioso da diabetes não é a sua cura, mas o tratamento das suas complicações. Por esta razão, o rastreio é um investimento a longo prazo que evita maiores encargos para o sistema de saúde português.