Foi desenvolvida uma nova forma de os diabéticos medirem o açúcar no sangue. Um grupo de investigadores, do qual faz parte um português, criou o dispositivo GlucoWise que, através de pequenos sensores instalados na orelha, transmite os resultados par
Foi desenvolvida uma nova forma de os diabéticos medirem o açúcar no sangue. Um grupo de investigadores, do qual faz parte um português, criou o dispositivo GlucoWise que, através de pequenos sensores instalados na orelha, transmite os resultados para o smartphone ou tablet do utilizador.
O projeto foi levado a cabou por uma startup sedeada no Reino Unido e é um dos quatro finalistas do concurso Building Global Innovators, uma iniciativa do Instituto Universitário de Lisboa.
Em declarações à Lusa, Quinton Fivelman, um dos responsáveis pela GlucoWise, revela que o dispositivo é de pequenas dimensões, não invasivo, e capaz de medir os níveis de açúcar. O procedimento é feito a partir de sensores que podem estar no lóbulo da orelha, na mão, entre os dedos polegar e indicador, ou no pé.
Segundo o especialista, a monitorização dos níveis de glicose pode ser contínua, sendo os resultados das medições exibidos no próprio dispositivo ou transmitidos para uma aplicação específica do smartphone ou tablet. do utilizador.
É ainda possível enviar os dados para um sistema de 'cloud' (nuvem), que, mais tarde, pode vir a ficar disponível para o médico que acompanha o doente. As perspetivas apontam para que a nova tecnologia seja lançada no mercado “dentro de poucos anos”.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca, Maria Pandina e Maria da Luz