A Comissão de Patologia Respiratória do Sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia associa-se este ano à World Association of Sleep Medicine para assinalar o Dia Mundial do Sono que em 2016 tem como lema “Um bom sono é um sonho possível”.
Em Portugal o apelo é lançado em forma de provocação. “Será que andamos todos a dormir?”, é a questão que o grupo de trabalho da Sociedade Portuguesa de Pneumologia coloca aos portugueses através da campanha que é lançada hoje.
Esta campanha de sensibilização foca-se na promoção da higiene do sono, ou seja, na divulgação de um conjunto de bons hábitos que qualquer pessoa deve adotar para melhorar a qualidade do seu sono.
Fátima Teixeira, coordenadora da Comissão de Patologia Respiratória do Sono, sublinha, num comunicado enviado ao Boas Notícias, que “é fundamental que a população interiorize que um sono reparador e de qualidade é tão importante quanto uma dieta alimentar equilibrada ou o exercício físico”.
“Noites mal dormidas ou mesmo sem dormir podem ter graves efeitos na qualidade de vida e na saúde das pessoas. Dor de cabeça, sonolência diurna, alteração do humor, diminuição do rendimento intelectual, aumento da probabilidade de acidentes de viação ou de trabalho são algumas das consequências de uma noite mal dormida”, salienta a responsável.
Ainda para assinalar o Dia Mundial do Sono, a empresa Omega Pharma lança esta segunda-feira a revista “Sono”, uma publicação de edição única que será distribuída em alguns centros comerciais do Porto e Lisboa, para alertar os portugueses para os perigos das noites mal dormidas.
8 conselhos para dormir melhor: